História da Instituição
Já existem cães guiando cegos em nosso país há décadas, e o número de cachorros exercendo essa atividade tem aumentado a cada dia que passa. Porém, mesmo se estimando que existam mais de 200 cães guias em atividade, em todo o território nacional, não havia uma instituição no Brasil que representasse e defendesse seus interesses e de seus usuários. Vários usuários de Cão Guia já tinham manifestado vontade de criar uma instituição representativa, que tivesse como fim defender os interesses e direitos de todas as pessoas com deficiência visual que utilizam um cão guia para auxiliar sua locomoção, mas, até meados de 2020, nenhumas das tentativas de fundação de uma associação havia sido concretizada.
Daniel Picoloto e Jairton Fabeni foram os usuários que deram o primeiro passo rumo a realização desse objetivo comum. No final de 2019, os dois amigos criaram um grupo de WhatsApp e convidaram outros usuários de cão-guia conhecidos para discutir o tema. Com o passar do tempo mais usuários foram convidados para participar do grupo e a ideia foi tomando corpo.
Com a contribuição de todos que faziam parte desse grupo, foi escrita a primeira versão do estatuto da associação e escolhido o nome da instituição: União Nacional de Usuários de Cães Guia – UNUCG. Porém, como esse grupo era pequeno em face da totalidade de usuários existentes em nosso país, e considerando que as ideias descritas naquele primeiro documento poderiam não representar integralmente a vontade de todos, o grupo optou por marcar uma reunião por videoconferência com o maior número de usuários possível, para apresentar a ideia e discutir o projeto de estatuto.
Essa primeira reunião ocorreu em meados de julho de 2020, e contou com mais de 50 participantes. Devido à grande profusão de ideias e ao tempo escasso para discuti-las, ficou definido que seria criado um novo grupo de WhatsApp, para a discussão e a aprovação de artigo por artigo do estatuto, por votação via Google Forms, e que, após três semanas, uma nova reunião seria realizada, para a aprovação do estatuto, eleição da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, e fundação da instituição.
Sendo assim, algo inédito ocorreu: em um grupo de WhatsApp, que contou com mais de 100 participantes, durante 21 dias, foram discutidas e aprovadas democraticamente todas as disposições constantes no estatuto, que foi assim redigido a mais de duzentas mãos.
Passadas três semanas e após ampla divulgação nas redes sociais, no dia 8 de agosto de 2020, foi realizada a assembleia de fundação da União Nacional de Usuários de Cães Guia. A reunião foi presidida por Maria Villela e secretariada por Ingrid Medina, com o importante auxílio de Luana Tilmann e Mara Cortelt. O estatuto foi lido integralmente e aprovado por unanimidade. Foram eleitos, ainda, os membros da Diretoria Executiva – Presidente: Daniel Picoloto, Vice-Presidente: Marina Guimarães, Diretor Financeiro: Jairton Fabeni e Secretário: Thiago Diniz Figueiredo. Também forma escolhidos os membros do Conselho Fiscal – 1º Titular: Maria Villela, 2º Titular: Milton Carvalho, 3º Titular: Giselle Mendes, 1º Suplente: Daniel Meneses, 2º Suplente: Olga Solange Herval e 3º Suplente: Justino Bastos. Após a posse da Diretoria e do Conselho Fiscal, sob uma salva de palmas de todos os participantes, foi declarada finalmente criada a associação.
Foi assim fundada a União Nacional de Usuários de Cães Guia, uma associação representativa de duplas de todo o país, que tem como objetivo principal garantir os direitos e interesses de cães e usuários, contribuindo de forma significativa para suas qualidade de vida.